Contemplação
- crismlimaeditora
- 12 de set.
- 2 min de leitura
Parte 1
Alguém hoje em dia consegue fazer isso? Se faz, como é? Conta!
Difícil hoje é se concentrar no que está lendo, quem dirá, contemplar.
Mas, há sim, muita gente que contempla o pôr do sol. Que magnífico! Que estado de presença que esse momento traz. É a pausa do dia! Há quem contemple o nascer do sol também. Há quem contemple as flores de seu jardim e de seus vasos apertados um ao lado do outro em apartamentos tão apertados quanto.

Para irmos a nossa caminhada matinal ou noturna, colocamos nosso tênis, nossa roupa de caminhada, pegamos nossa água e nossos fones de ouvido para aproveitar e um audiolivro, um podcast ou música. E a contemplação durante a caminhada? Tem? Essa fica para os domingos, e olhe lá.
E o que poderia se tornar um momento detox de pensamentos, acaba sendo um momento onde colocamos mais e mais informações. Vale reservar uns 5 minutos durante a caminhada para essa prática. É possível!
Talvez por ser um momento único de estar, ser, sentir, ou somente o de contemplar. Estou tentando encontrar uma palavra para descrever mas não encontro. É estar presente, é um momento de estar por inteiro, um momento de presença.
Queria aproveitar para apresentar o livro que estamos lançando a segunda edição: A tartaruga dona Dora. É um livro infantil, mas que serve para todas as idades. O livro narra uma breve conversa entre dona Dora e seu vizinho, o Beto, que é mordido pela curiosidade de saber porquê ela está sempre sorridente enquanto o meio a tanta gente ríspida e sem paciência. O livro é um convite para desacelerar e olhar para o redor e trazer um olhar mais atento e belo a tudo que nos passa despercebido quando não se vive o momento presente.
Contemplar ao mesmo tempo alivia as tensões, alivia os pensamentos agitados e nos permite apreciar o que está em nosso caminho, em nossas vidas e em nós mesmos.
Continua...




Comentários